sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Gestão Escolar: Diretores Eleitos x Diretores Nomeados

   


    Há muita diferença entre os diretores eleitos e os diretores nomeados e sabemos muito bem as diferenças de cada tipo de gestão adotada no sistema escolar de cada município ou estado.

      A justificativa de acabar com as Eleições Diretas para Diretores e Vice-Diretores estava baseada na competência e organização sobre diversos trabalhos no espaço escolar, porém as atribuições relacionadas à gestão escolar com a comunidade escolar e equipe pedagógica não mudaram.

  Os Diretores e Vice-Diretores nomeados não podem neste momento subir em um altar e ditar ordens na escola fora dos padrões e normas aceitas dentro das legislações existentes. Assim, como no passado tivemos diretores eleitos pelo voto direto respondendo Processo Administrativo ou que perderam a direção durante seu mandato, da mesma forma há possibilidade de diretores eleitos passarem pelos mesmos problemas administrativos e jurídicos durante seu período de indicação. 

   Tanto que para isso, há uma Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento que recebe as denúncias e problemas ocasionados em escolas. Além disso, coleta dados, provas com averiguação dos fatos e encaminha seu parecer.

   É claro, que alguns Diretores e Vice-Diretores tem desempenhado um papel fabuloso em algumas escolas e carregam consigo um espelho para muitas gerações vindouras no âmbito da administração escolar. Esses sim, devem ser seguidos com exemplo, pois são gestões que independente de nomeação, detém um olhar humano e transformador em seu ambiente de trabalho, que faz com que a escola se torne um ambiente agradável, familiar e de grande cooperação entre seus pares. Por isso, é chegado o tempo de se autoavaliar, pois com auto-suficiência e intolerância nada caminha, tudo se fecha, nenhum projeto emplaca e a equipe definha lentamente junto com a amplitude de todos os trabalhos. 

A COORDENAÇÃO

Um comentário:

Unknown disse...

Excelentes colocações!!