segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

REORGANIZAR AS LUTAS PARA ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DE 2017!

Momento abertura da Assembleia

     Aconteceu hoje, 30/01 assembleia geral da rede municipal de Marabá, que reuniu os trabalhadores em educação, na sede campestre do Sintepp, às 16:30 para debater e deliberar sobre a seguinte pauta: 1- Informes Gerais; 2- Pagamento do Salário de Dezembro; 3 - Pagamento do Visa Vale; 4 - Ações na Justiça; 5 - Piso Nacional do Magistério; 6 - Horas-extras dos Agentes de Portaria; 7 - O que houver: Auxiliares e Secretários de Escolas e Plano de Lutas 2017. 

Momento Concentração


    Ainda na etapa de informes, foram pontuados conforme reunião de diretoria os últimos encaminhamentos que serão efetuados em nossa agenda de luta, como: 

1 - O I Seminário de Formação Sindical, sob o tema da " Conjuntura Política Nacional e seus reflexos nos Estados e Municípios na primeira quinzena de Março; 
2- O atendimento jurídico do Sintepp que se mantém as quintas-feiras a partir das 14:30 da tarde; 
3- A Campanha de Filiação que inicia o ano de 2017 na assembleia e nos meios virtuais, sendo que ao final serão sorteados vários brindes para os filiados presentes; 
4- A Campanha Salarial de 2017 que inicia paralelo à campanha de filiação, sendo que estamos terminando a confecção de nosso Jornal para iniciar nossa campanha e debate nas escolas pelo pagamento do Piso de 2017.
5 - Os primeiros Ciclos de Formação Sindical por núcleos que iniciarão a partir do núcleo Velha Marabá, como forma de melhor formar, politizar e compreender as leis que regem nosso município, na quinzena de fevereiro;
6- A retomada do II Seminário de Gestão Democrática como formar de se contrapor a lógica em curso implementada nas três esferas de educação bancária e gerencialista.
7 - A articulação junto a Greve Nacional convocada pela CNTE.
8 - O 1º Grito de Carnaval que será no dia próximo sábado 04/02, na Sede Campestre.

Início do Credenciamento


Foram sintetizadas as últimas reuniões com a Mesa de Negociação e a SEMED, onde foram elencados os seguintes pontos: 
 - Documento inicial à SEMED que reivindica 30 pontos de negociação com a categoria que deve ser o espelho do Nosso plano de Lutas para 2017;
 - Novo Piso já em fase de discussão com a SEMED, sendo preparado o impacto financeiro;
 - Garantia da lotação dos Secretários conforme a jornada de trabalho do ano passado de 2016;
 - Processo Seletivo para área docentes dos contratados, como forma de diminuir a indicação dos políticos;
 - Horas- extras dos Agentes de Portaria referente à Janeiro que está aguardando autorização do Prefeito Tião Miranda, pois elas não são privilégios e sim necessidade do serviço público. Ressaltando que foi solicitado uma Folha Suplementar, e os agentes de portaria estão aguardando esse pagamento, pois necessitam dos seus salários, uma vez que trabalharam e querem receber.
 - A discussão sobre os concursados da zona rural e a forma que o governo pretende iniciar esses procedimentos que estão sendo noticiados e irão arrumar mais problemas para eles mesmos.
 - Conforme, o governo o pagamento cai no dia 31/01 referente ao pagamento de Janeiro.
 - O Sintepp orientou o governo a pagar parte do salário de dezembro com o recurso do Fundeb referente a 2016, para não jogarem a dívida mais pra frente e se enrolarem para pagar depois.
- O Visa vale e as horas extras atrasadas serão discutidos na próxima Mesa de Negociação, tendo em vista que a última foi cancelada.
 - A minuta do Pccr será apresentada para o Sintepp e será convocada a categoria para iniciar os debates de reformulação.

Momento Mesa de Brindes e Sorteios


    Foi aberto para o plenário, onde houve várias intervenções, com dúvidas, perguntas a serem sanadas, como no caso das portarias não assinadas pelo governo anterior, a questão dos bancos e a licença para estudos.
Momento do Credenciamento em movimento



    Ao final, foi ratificada a disposição de lutas de todos os presentes para enfrentar o "velho" governo, mas que agora volta a governar com outros mecanismos de controle, pressão e reivindicação social.

   Finalizamos a assembleia com o sorteios dos brindes para os nossos filiados!
Momento da Mesa


Vamos à Luta! Dada a largada para o início de nossa Campanha Salarial de 2017 com unificação e organização!



Momento da Assembleia





A Coordenação


Nenhum comentário: