quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

30 HORAS JÁ! SECRETÁRIOS ESCOLARES E AUXILIARES GANHAM VOZ!


            No dia 19 de janeiro, a equipe do Sintepp se reuniu com o secretário da educação, secretário adjunto e o diretor do DRH da Semed, a fim de expor a atual situação dos servidores lotados como secretários escolares e auxiliares de secretária. Participaram da reunião, um grupo de secretários escolares e representantes da classe, com Adaão dos Santos, João Marcelo Marinho de Oliveira e Jéssica Alves da Silva.

            Durante a reunião, foi discutido os efeitos colaterais que seriam causados pela redução de servidores na secretaria, estabelecida pela portaria de lotação 2017, além da obrigatoriedade do servidor lotado como secretário escolar trabalhar 8 (oito) horas diárias.

            Ficou acordado que a gestão faria uma análise acerca da economia de gastos que essa redução de servidores faria nas despesas públicas e um levantamento da quantidade de auxiliares de secretaria necessários para lotarem as unidades escolares de Marabá, no entanto independente da análise que será feita, foi decidido a suspensão do artigo 19 e 20 da Portaria 002/2017-GS que regulamenta a jornada e lotação dos Secretários de Escola e seus Auxiliares, conforme a seguir:

           Ficou acordado que:

1- A lotação dos secretários escolares e auxiliares de secretaria poderá ser realizada de acordo com as regras contidas na portaria de lotação de 2016, onde será lotado 1 (um) secretário escolar por unidade escolar acima de 100 (cem) alunos e 1 (um) auxiliar de secretaria a cada 8 (turmas). Lembrando que os servidores concursados como auxiliares de secretaria possuem prioridade na lotação, em relação aos servidores readaptados;
2- A carga horária de 8 (oito) horas para o secretário escolar está suspensa temporariamente, até a reformulação do PCCR;
3- Caso ainda haja vaga nas secretarias das unidades escolares, os professores readaptados poderão ser lotados nas secretarias, até reformulação do PCCR, onde serão criados cargos para que os mesmos atuem de acordo com sua formação, valorizando assim o seu trabalho.

         A questão de hoje debatida foi de extrema importância para os companheiros, pois requer um debate antecipado sobre as medidas que o governo está implementando. Não podemos aceitar que se altere a vida profissional de cada servidor sem debate prévio. Sabemos que qualquer tipo de alteração na carga horária e na forma de lotação de qualquer profissional causa grandes prejuízos, além de financeiros, sejam eles de organização e do acarretamento de uma maior demanda de trabalho, ocasionando uma precarização no ambiente de trabalho, resultando mais à frente na insatisfação do trabalhador e no adoecimento precoce de determinadas doenças. 

Por isso, vamos manter nossa organização e ir em busca de solução o quanto antes!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

A COORDENAÇÃO



 
 


Jéssica Alves da Silva - Secretaria Escolar  da Escola Teresa de Castro Aquino Silva
João Marcelo Marinho de Oliveira - Auxiliar de Secretaria do NEI Maria da Consolação
Joyce Cordeiro Rebelo - Coordenação Geral SINTEPP Marabá

Nenhum comentário: