quarta-feira, 1 de abril de 2015

ARTICULAÇÃO DA GREVE EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

VISTA AÉREA DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

Na tarde de ontem, 31/03, a coordenação do Sintepp subsede Marabá esteve no município de São Geraldo do Araguaia cumprindo a nossa Agenda de Greve. Estiveram na comissão os professores Wendel Bezerra, que também representa a coordenação da Regional Sudeste; Lucimar Tavares e Aurismar Queiroz. 
Segundo dados do senso do IBGE de 2010, o município de São Geraldo do Araguaia possui 24.828 habitantes, distribuídos numa área de 3.168,383. A cidade conta com apenas duas escolas da rede estadual de ensino. Bem no centro da zona urbana daquela municipalidade encontra-se a E.E.E.M. Macário Dantas, onde realizamos uma reunião com um grupo reduzido de professores. 
Consideramos produtiva a reunião, pois os  companheiros disseram que agora, de fato, compreenderam os motivos da greve estadual. O professores Wendel e Lucimar falaram com muita propriedade sobre as políticas educacionais do governo Simão Jatene e sobre a questão da lotação por jornada e a forma autoritária e irresponsável como o o secretário Helenilson Pontes decidiu reduzir a carga -horária do professor, sem nenhum planejamento prévio, o que deixará milhares de alunos sem aula na rede estadual, mesmo que a greve terminasse hoje. 
Os companheiros que estiveram na reunião  se comprometeram em dialogar com os demais companheiros sobre a necessidade de adesão à greve para reforçar o movimento paredista. Dos 18 municípios que compõem a Regional Sudeste, apenas 2 ainda não fizeram sua adesão ao movimento.   

Nenhum comentário: