domingo, 15 de fevereiro de 2015

Universidades irregulares continuam causando prejuízos aos servidores de Marabá!

Nos últimos anos, embebidos pela necessidade de avançar na carreira profissional, muitos companheiros se deixaram enganar por representantes de instituições de Ensino Superior, que aliás não tem nada de superior. Dependem de tudo, não possuem estrutura própria e o quadro de professores normalmente não chega perto da real necessidade.
Em um curso de Mestrado, por exemplo, só é permitido pela CAPES professores com Doutorado ou PHD, ou seja, somente professores com titulação superior ao mestrado podem lecionar.  Ao contrário do que vem acontecendo em Marabá e em muitas regiões aqui próximo, várias instituições estão literalmente mentindo para os seus cursistas com o único objetivo de garantir o ganho de muito dinheiro e depois desaparecer do mapa.
Mas apesar de tudo isso, há trabalhadores em educação que ainda duvidam e acabam pagando pra ver! A FAR - Faculdade Reunidas era uma dessas instituições. Nela muita gente cursou a sua primeira graduação e a sua pós-graduação. Os representantes dessa FACULDADE aqui em Marabá conseguiram convencer os seus cursistas que a referida faculdade tinha autorização e reconhecimento do MEC para funcionar normalmente aqui em Marabá. Mas como toda mentira tem perna curta, nos últimos dias o MEC informou oficialmente a Secretaria Municipal de Educação de Marabá que a FAR não tem nenhuma autorização para emitir diplomas ou para funcionar em Marabá e ainda orientou a SEMED informando que os diplomas já emitidos não possuem validade alguma.
Tudo isso já está trazendo várias consequências: Alguns servidores em reta final de cumprimento de estágio probatório serão demitidos e outros (mais de 100 servidores) deverão retroceder na carreira, saindo do seu atual nível superior para nível médio ou de pós graduação para nível superior!
Em Marabá há ainda um caso muito mais sério e gritante, mas que muita gente ainda não se atentou para os fatos. A FACNORTE está instalada aqui em Marabá, através de representantes nada preocupados com os servidores. Todos com o mesmo objetivos das demais, ou seja, ganhar muito dinheiro em cima do sonho dos outros. A referida FACULDADE não tem nenhuma autorização e assim como a FAR será apenas dinheiro jogado no lixo.
Finalizamos informando que não é primeira vez que informamos o caso da FACNORTE aqui neste espaço de informação. Acrescentamos que já foi aberto até inquérito policial sendo conduzido pela Delegacia de Polícia Federal a pedido do Ministério Público Federal. Mas no fim todos nós já sabemos o que vai acontecer... Ninguém vai preso e quem pagou o seu dinheiro fruto do seu árduo suor não verá mais a cor do mesmo.
 
 
A Coordenação

2 comentários:

Anônimo disse...

Slogan da facnorte : "A educação levada a sério ". Será ?

Ivonete A. M. B. disse...

Bom dia companheiros, gostaria de saber como vai ficar a situação dos demais professores que concluíram suas graduações em algumas dessas faculdades que está nessa situação.
O que irá acontecer?