terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Município precisa assumir o seu papel e sua responsabilidade!



SE A RESPONSABILIDADE É SEMPRE DO GOVERNO FEDERAL, POR QUE NÃO DEFENDER A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO?!

Governo Federal atrasa repasse de recursos do FUNDEB e a maioria das Prefeituras do Brasil ainda não pagaram o salário de dezembro e o décimo terceiro de 2014.
Existe uma crise nacionalizada pelo Governo da Dilma em não assegurar os repasses, mas existe acima de tudo uma falta de competência dos gestores em assegurar alternativas para garantir arrecadação e saúde fiscal nas prefeituras.
Marabá é um grande exemplo disso tudo. Cidade com mais de 250 mil habitantes, mas com altos índices de isenção fiscal por parte do Governo Municipal concedido a empresas que no final das contas acabam ajudando os Governos a implementarem os seus projetos de governo. No fim, entra governo e sai governo e ninguém está de fato preocupado com a sociedade marabaense.
Marabá é uma cidade com índices altíssimos de ocupação urbana irregular. As pessoas não tem documentação oficial de seus lotes. O resultado disso é que a grande maioria acaba não pagando IPTU, o principal imposto de todas as prefeituras e de onde 25% é descontado para investimento em educação. O ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), conhecido apenas como ISS é o segundo imposto com maior arrecadação, mas em Prefeituras como Marabá acaba se tornando o principal imposto, já que Marabá hoje vive da dependência extrema da instalação de grandes projetos, a exemplo da duplicação da Estrada de Ferro e da construção da Barragem de Marabá, projetos estes que só deixam problemas sociais e ambientais ao longo dos tempos.  
Não somos contra as empresas e empresários de Marabá, mas assim como o cidadão comum, defendemos que todos paguem seus impostos.
A Educação precisa ser prioridade, não pode ser vítima de políticas despreocupadas e populistas. O Governo precisa se organizar para garantir a saúde fiscal do município, garantindo assim, o pagamento dos servidores e a manutenção da máquina pública.

Nenhum comentário: