sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ELEIÇÃO DA SUBSEDE E GREVE EM BOM JESUS

      Ocorreu ontem dia 28 e hoje 29, a Eleição da Subsede do Sintepp de Bom Jesus do Tocantins em meio à greve que completou hoje 29 dias contados. Abaixo segue as informações do registro da Chapa 1, Unidos pra Lutar, A Chapa da Categoria, única chapa inscrita no processo eleitoral e que foi referendada pela categoria para seguir as lutas incansáveis por dias melhores na educação de Bom Jesus do Tocantins.
     Agradecemos os esforços medidos, tanto por parte da Comissão Eleitoral, como da parte dos Mesários que conseguiram conduzir o processo dentro da normalidade.
     Finalizamos, pontuando que esse processo foi mais um aprendizado sindical em nossas vidas, ainda mais quando saímos da realidade de Marabá e nos deparamos com uma realidade vizinha ao nosso lado, que jamais queremos voltar a viver. Uma situação sofrida, desgastante e humilhante para todos os Trabalhadores em Educação contra Prefeito, Acessores, Advogados que vivem pensando e articulando em como retirar direito de trabalhador para continuar nas farras das diárias. Um lugar, onde Diretor se intitula como um ser que é "dono" da Escola, que manda nos funcionários, dá ordens e fiscaliza todos. Um espaço, ainda coronelista, onde a própria sociedade vive ainda, sob o regime escravocrata, do mandonismo e da cultura do medo. Infelizmente, o Prefeito Sydnei (PT) não consegue demostrar qual é a verdadeira democracia que seu Partido e sua Equipe de governo tanto falam, agem como fanfarrões do dinheiro público e emitem nota mentirosa e caluniosa contra a Entidade Sindical (Sintepp), que funciona em três instâncias, Municipal, Regional e Estadual.
     O Ato Público na quinta-feira de 27, dialogou com a sociedade de Bom Jesus que está cansada de poeira e desmandos, sem o mínimo de investimento nas escolas, nos postos de saúde, na cultura e no lazer de nossas crianças. É por conta de Prefeitos desse modelo, que continuamos a lutar, por melhorias na Educação, Valorização e Profissionalização dos Trabalhadores e pela Qualidade Social da Educação.
PAGUE O PISO!  
PISO, É LEI!
PELAS ELEIÇÕES DIRETAS NAS ESCOLAS URGENTE EM BOM JESUS!
PELA APROVAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA UNIFICADO!
POR CARREIRA, VALORIZAÇÃO, REMUNERAÇÃO E QUALIDADE!
PELA INSTAURAÇÃO DAS MESAS!








REDEFINIÇÃO DO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA EDUCAÇÃO

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SEMINÁRIO DA REDE ESTADUAL

       Ocorreu ontem, na escola José Mendonça Virgulino o Seminário da Rede Estadual, com a presença do Secretário Geral Estadual Alberto Andrade, com o propósito de discutir a Jornada, Aulas Suplementares, Hora-atividade e Eleição para Diretores nas escolas. O Seminário foi bastante proveitoso, porque vários servidores presentes tiveram a oportunidade de compreender com ficará sua lotação a partir da nova portaria, além de tirar as dúvidas sobre a hora-atividade, que já recebemos remuneradamente no contra-cheque, somente falta a organização administrativa do Estado em implementá-la na prática.
      A partir da semana que vem levaremos para os materiais para as escolas do estado, para iniciar o processo de eleição direta para direção.


 A Coordenação

domingo, 24 de agosto de 2014

SINTEPP participa do I Fórum Municipal de Educação em Marabá



             Ocorreu nos dia 21 e 22 o I Fórum Municipal de Educação de Marabá com o tema “Qualidade Social da Educação: o direito de aprender e a intencionalidade de ensinar”. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso.
             Participaram do evento cerca de 3.000 pessoas entre convidados, professores, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, entre zona urbana e zona rural, além de convidados de outros municípios.
A programação oficial abaixo, sofreu alguns ajustes:
Dia 21 -  Palestra Manhã: Avaliação de Desempenho do Profissional de Educação: por que e para quê? Prof. Glória Rocha (UEPA)/ Joyce Cordeiro (SINTEPP) 
Palestra Tarde: Curriculum e Identidade da Escola. Prof. Rosani Fernandes (UFPA); Tião Rocha. 
Dia 22 - Palestra Manhã: " Qualidade Social da Educação: o direito de aprender e a intencionalidade de ensinar Prof. Paulo Roberto.
 Palestra Tarde: Gestão Democrática: autonomia administrativa, financeira, pedagógica e responsabilidade social, Prof. Zanete Gusmão (UEPA), José Mateus (Coord. Geral Sintepp).
               A Palestrante da 1ª Mesa, Prof. Glória Rocha foi substituída pela Prof. Msc. Silvana (UNIFESSPA) e os Palestrantes da 4ª Mesa foram substituídos pelas Prof. Esp.Tatiane Alves (SINTEPP) e Prof. Cristina (FUNDEB).
               O SINTEPP foi bem representado e explanou de forma objetiva os temas abordados que são pertinentes e nos dias atuais merecem espaços para que se faça não somente uma reflexão, mas também um bom debate. O tema sobre Avaliação de Desempenho dos Profissionais em Educação deve ser melhor explanado, aprofundado e debatido, assim como a Gestão Democrática e suas etapas no cotidiano escolas, com seus desafios e suas dificuldades para uma Educação de Qualidade.
               A crítica ao evento, de nossa parte, se traduz por toda construção de sua estrutura, em não incluir os Funcionários de Escola, além de que faltou mais debate sobre os diversos temas. Lutamos no município para unificação de nosso plano de carreira, e os demais funcionários não podem ficar alheios a esse processo. 












terça-feira, 19 de agosto de 2014

Prefeito de Bom Jesus mente para o povo e não negocia pauta dos trabalhadores!




Mentira tem perna curta, Senhor Prefeito!

Nos primeiros anos do seu mandato, o Prefeito Dr. Sidney, enfrentou o SINTEPP e convenceu os vereadores e a sociedade de Bom Jesus do Tocantins que a MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO seria a única forma de garantir valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e a melhoria do ensino para os estudantes do nosso município. O SINTEPP era contra porque sabia que na realidade o governo municipal só queria apropriar-se dos recursos da educação (FUNDEB) a exemplo do que vem fazendo agora. Segundo o Prefeito, com a MUNICIPALIZAÇÃO haveria dinheiro para tudo, para garantir: 1. Reformulação do Plano de carreira do magistério; 2. Reformulação do Regime Jurídico Único; 3. Reformulação do Plano de Carreira dos Profissionais da prefeitura 40%; 4. Garantia da Licença Prêmio dos servidores; 5. Compra de equipamento de higiene e segurança para as escolas; 6. Pagamento do Piso Salarial Nacional; 7. Garantia da Hora atividade aos professores; 8. Climatização das salas de aula; e 9. Enquadramento dos profissionais nas suas respectivas classes e níveis;
Hoje nada disso é possível e exatamente porque estamos exigindo nossos direitos, o Prefeito nos acusa de fazer perseguição política! 

Sr. Prefeito, fale a verdade para o povo!
Fale onde está o dinheiro da educação!
Fale que agora o Senhor só está preocupado em fazer viagens para o exterior!
Fale que o Senhor já conseguiu tudo o que queria, já comprou suas fazendas, já foi reeleito e que não está mais nem aí para o povo!
Por que você não fala isso, Sr. Prefeito?!  

O Prefeito não está do lado do povo e ainda conseguiu o apoio da maioria dos vereadores eleitos para representar o povo, mas isso nós não vamos esquecer, pois em 2016 todos estes senhores estarão batendo de porta em porta pedindo o nosso voto!
O SINTEPP há 30 anos é a única instituição do Pará que luta por uma educação pública e de qualidade social. Muitos militantes do nosso sindicato hoje mudaram de lado e apoiam um prefeito sem compromisso com a educação, mas nós continuamos na luta! Pois acreditamos na educação e acreditamos que o povo de Bom Jesus do Tocantins está do nosso lado.
Sentimos orgulho de saber que o Prefeito, Dr. Sidney, não gosta do nosso sindicato, pois esta é a mãe de todas as provas; é a principal confissão de que ele não tem respeito pelos trabalhadores em educação, pelos pais, mães e estudantes do nosso município. É o que mostra para toda a sociedade que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP, está cumprindo com o seu papel, doa a quem doer!
Trabalhador na rua, Sidney a culpa é tua!
Wendel Lima Bezerra
Coordenador Geral Licenciado do SINTEPP de Marabá

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PARALISAÇÃO DA REDE ESTADUAL


Em Marabá, nossa Panfletagem será na Velha Marabá, no semáforo da Avenida Antonio Maia em frente a Leolar.
HORAS: A partir das 09:00 h
DIA: 20/08/2014 
NÃO VAMOS FICAR PARADOS!


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Informes Gerais da Assembléia do dia 08/08/2014




·         Devolução de Servidor: Ao longo dos últimos dias percebemos que cresceu o número de servidores devolvidos pela direção das escolas à Secretaria de Educação. Em última reunião, deixamos bem claro para a secretaria que não aceitaremos devolução de servidor que não tenham sido encaminhados, conforme os critérios que devem ser criados e respeitados, como por exemplo: O servidor primeiramente deve ter ciência do processo; O Conselho deve participar e discorrer do processo de forma neutra e o encaminhamento do processo até a secretaria deve estar contendo o anexo de ampla defesa do servidor envolvido e das atas das reuniões que ocorreram na escola. A Secretaria também não deve aceitar nenhum tipo de devolução de servidor que não tenha seguido os critérios para tal procedimento.


·    Descredenciamento das Faculdades: O descredenciamento de diversas faculdades atingiu uma parcela de nossa base. O governo deliberou que a Mesa de Avaliação de Desempenho, avaliaria todas as documentações e emitiria parecer favorável ou não sobre diversos documentos, como diplomas e certificados. Orientamos à nossa categoria, o cuidado redobrado relacionado aos documentos apresentados, haja vista que a Comissão está bastante rigorosa na avaliação dos mesmos, não passando nenhum tipo de irregularidade. O olho clínico está cada vez mais apurado, com uma lupa bem grande, por isso todo cuidado é pouco.

Todos os servidores que ainda não tiveram perdas terão até dia 31/12/2014, para regularizar sua situação na Semad, por isso aconselhamos a todos que estiverem na situação citada, por favor tentar regularizar até o fim do mês de dezembro. O Sintepp tem feito o possível para acompanhar todos os encaminhamentos referentes a essas documentações, tanto para os concursados, quanto para os contratados.


·     Portaria do governo que regula progressão: Houve um boato mentiroso rolando na base, que o prefeito teria assinado uma portaria que decidia a suspenção do pagamento das progressões. Afirmamos que não existe tal documento, e nunca houve nenhuma espécie de discussão nesse sentido nas últimas mesas de negociação. Quando for assim, ligar no Sintepp para confirmar, (94) 9182-5823.


·       Suplementação de Carga Horária: Os servidores que souberem onde há suplementação e quiserem suplementar e a Secretaria estiver afirmando que não há, por favor, procurar a nossa Sede Social na Velha Marabá, para encaminharmos a demanda.


·      Atestado Médico: Lembrando aos colegas que o prazo para entregar os atestados médicos nos locais de trabalho é de até 48 horas. Quando o servidor não respeita esse prazo, acaba dando margem para que seu superior imediato se sinta no direito de enviar as faltas para a secretaria. Então, por favor, colegas, se vocês adoecerem ou precisarem passar por uma cirurgia, encaminhar os atestados por um colega, vizinho, amigo ou ente familiar. Não esqueçam!
     
   Calendário de Pagamentos: Solicitamos do secretário um novo calendário de pagamento para podermos definir de vez essa situação.

                                                                              A coordenação
]