segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Boas férias aos filiados e filiadas do Sintepp!




Marabá-PA, 08 de dezembro de 2014.

 

Caros filiados do SINTEPP de Marabá,


Nos últimos anos tivemos várias conquistas consideradas históricas pela categoria. Avançamos muito e disso não temos dúvidas. Em 2014, tivemos medo que os nossos direitos fossem todos retirados pelo atual governo. O Secretário de Educação, o Senhor Bressan e seu grupo encabeçaram um grande movimento contra o SINTEPP e contra a manutenção dos nossos direitos. Chegaram a mandar projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores, mas graças a nossa força conseguimos barrar essa tentativa desesperada do ex-Secretário e seu grupo de acabar com os nossos direitos, pois hoje praticamente todo o recurso do FUNDEB e parte dos RECURSOS próprios são direcionados para o pagamento da nossa folha.

Não podemos deixar de lembrar aqui que o ex-Secretário Bressan era uma indicação do Vice-Prefeito de Marabá e de sua esposa, a ex-deputada Bernadeth Ten Caten. Lembramos ainda que nos manifestamos publicamente contra a indicação do Senhor Luiz Bressan, pois sabíamos que o mesmo não conhecia nada de educação pública. Os mesmos decidiram sair da Secretaria, pois diferente do que eles imaginavam, a SEMED não tinha tanto dinheiro assim sobrando, a exemplo do INCRA que hoje é administrado pelo grupo da ex-deputada Bernadeth. Assinaram como já havíamos previsto um atestado de incompetência diante de uma Secretaria tão problemática, mas ao mesmo tempo tão importante para a sociedade.

Temendo a postura adotada pelo então Secretário que contou com o apoio do Prefeito e de todo o seu grupo petista, nós iniciamos a maior greve que este município já viu, deixando claro para a sociedade marabaense que não abrimos mão dos nossos direitos. Durante a greve, a categoria aprovou o movimento FORA BRESSAN, que mais tarde culminou com a sua saída da SEMED.

Hoje continuamos avançando, aprovamos a minuta do PCCR UNIFICADO, que agora está sendo avaliado pela equipe da SEMED e conquistamos a nossa sonhada HORA-ATIVIDADE que será implementada em janeiro de 2015 para toda a rede de ensino municipal de Marabá. Apesar de hoje eles se autodenominarem de pais da ideia de Eleição Direta para diretores, a Eleição só aconteceu porque fomos pra rua e exigimos até as últimas consequências. Acreditamos que tudo isso será um avanço imenso para a nossa categoria, mas será ainda maior para os estudantes, pois terão professores mais motivados, descansados e com tempo razoável para realizar planejamento, pesquisar e corrigir suas avaliações. A comunidade participará cada vez mais, aprendendo na prática a exercer a democracia em outros momentos importantes da formação do cidadão.

Hoje estamos garantindo a implementação da sonhada hora-atividade! Lamentamos muito que a proposta não agrade a todos, mas temos certeza que agradou mais de 90% da categoria, o que já é um bom começo! É verdade que a proposta de mudança na Matriz Curricular deixou nossos amigos de Geografia de cabelo em pé! Mas juntamente com os próprios professores, reunidos em reunião convocada exclusivamente para este fim, conseguimos nos entender e chegamos a uma proposta melhor para todos. Por outro lado, lamentamos muito a atitude do Conselho Municipal de Educação, que mesmo tendo sido convidado não participou da reunião. Apenas o Professor representante da categoria no CME comprometeu-se e participou da reunião. O mesmo foi muito claro em sua explicação quando disse que o SINTEPP apoiou a proposta apresentada pelo CME na reunião com a SEMED, no entanto, sem nenhuma explicação a Presidente do CME afirma que o SINTEPP não apresentou a proposta defendida pelo CME.

Queremos deixar claro que isso não condiz com a verdade! A proposta que o SINTEPP concordou em apoiar foi construída pelo CME, mas foi alterada em reunião com SEMED. Onde além dos representantes do SINTEPP, estavam também representantes do CME e da SEMED. A SEMED exigiu que durante a reunião deveria ser aprovada uma proposta de consenso, sendo que a proposta apresentada na Assembleia da categoria foi a proposta final aprovada pelas entidades presentes na reunião. Diferente do CME, o SINTEPP já havia apresentado uma proposta de hora-atividade que em nada mudava a grade curricular, mas foi a própria direção do CME que deixou claro que só seria possível implementar a hora-atividade com a mudança da Matriz Curricular.  

Nossa prática tem sido a mesma, debatemos com o governo e levamos para aprovação da categoria! Isso se chama democracia operária!

Sabíamos que haveria problema, pois não é fácil apresentar uma proposta que é excelente para 95% da categoria, mas cria problema para 5%! Não é fácil porque nós também representamos os interesses desses 5%!

Por tudo isso, queremos agradecer aos companheiros geógrafos que nos procuraram e que apresentaram uma contraproposta para debater com SEMED. Isso só mostra que mesmo quando a Assembleia aprova uma proposta isso não significa que a mesma não possa ser alterada e rediscutida para atender o bem de todos. O SINTEPP se colocou à disposição da categoria. Vamos agora cobrar que o CME e a SEMED também cumpram com o seu papel, ouvindo a atendendo a reivindicação dos companheiros e companheiras de Geografia.

 

Agora eu pergunto: Para quem interessa dividir uma categoria que há anos vem conquistando tudo com a FORÇA DA SUA UNIDADE?!  Por que só o SINTEPP aceitou reunir com toda a categoria que se sentiu prejudicada com a alteração da nova Matriz Curricular?!
 
Caros filiados, uma boa reflexão a todos! Mas acima de tudo, desejamos felicidades e um excelente natal a todos! Que o ano de 2015 seja um ano ainda melhor e próspero para todos nós!

Gestão: Unidos pra lutar

É preciso ter unidade para avançar na luta e isso governo nenhum quer.

 

Wendel Lima Bezerra
Coordenador Geral Sintepp - Marabá

 

 

Nenhum comentário: