quarta-feira, 24 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL DE MARABÁ: NO BOM DIA BRASIL!


     Um retrato da educação no Brasil: um levantamento mostrou que mais de 500 escolas em áreas rurais não têm infraestrutura adequada. Faltam bibliotecas, rede elétrica e até água filtrada.
     Um barracão de madeira no meio do mato. Esse é o lugar que é chamado de Escola Municipal Clara Nunes, na zona rural de Marabá, sudeste paraense. O chão é de terra batida. O telhado, de palha. Não tem água e nem banheiro.
     Há uma semana, as aulas foram transferidas para um galpão, onde pelo menos as crianças são poupadas do calor e da chuva.
“Eu, as professoras e os colegas ficavam debaixo da mesa, e os cadernos também para não molhar”, conta uma aluna.
     A escola de Marabá foi citada no estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que utilizou os dados do último Censo Escolar, de 2012.
Entre as mais de 75 mil escolas públicas rurais do país, os pesquisadores selecionaram as 508 com os piores índices em estrutura e desempenho escolar.
   As unidades se concentram em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e estão localizadas principalmente em terras indígenas, assentamentos e áreas quilombolas.
   A grande maioria das escolas é de responsabilidade municipal. E 80% delas ficam no Amazonas e no Pará.
  Segundo o levantamento, as escolas não possuem biblioteca, computadores ou TV. E nem água filtrada, energia elétrica e rede de esgoto.
   O estudo também levou em conta os índices de abandono escolar e de aprovação. Nas escolas consideradas precárias, quase 40% dos alunos repetiram de ano no ensino fundamental. E 23% desistiram de frequentar as salas de aula.
Segundo os funcionários da escola de Marabá, este ano a turma diminuiu de 45 para 15 alunos. A razão não é difícil de adivinhar. “Devido à estrutura que não tem, escola caindo aos pedaços”, explica Maria Gomes, professora.
“Trabalhar em uma situação dessas é difícil, porque você quer sempre o melhor”, destaca Deusamar Lopez, merendeira.
   Essa mesma escolas já havia sido denunciada pelo Sintepp e ontem foi ao ar no Jornal Bom Dia Brasil.

ACESSE O LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/09/estudo-diz-que-508-escolas-em-areas-rurais-nao-tem-infraestrutura-adequada.html



Nenhum comentário: