terça-feira, 4 de junho de 2013

Paciência tem limite!


Senhor Prefeito, 

Esta situação precisa acabar!

A sensação de insegurança que está sendo criada pelo seu governo já está passando dos limites. Seria prudente da sua parte parar de uma vez por todas com esta política que está sendo encarada por grande parte da categoria como uma POLÍTICA DE PERSEGUIÇÃO, o que é muito ruim para um governo que prega um discurso de democrático, mas na prática implementa o AUTORITARISMO. O ASSÉDIO MORAL ESTÁ A TODO O VAPOR EM VÁRIAS ESCOLAS DESTE MUNICÍPIO. Temos consciência que este não é o propósito do seu governo, mas o que está sendo veiculado nos quatro cantos da cidade é que o seu Governo será pior e mais perseguidor do que todos os seus antecessores.
Vossa Excelência ordenou uma redução dos servidores da SEMED, mas até agora isso não se concretizou na prática. Algumas pessoas foram apenas transferidas de departamento. Os espaços do sistema municipal de educação, tais como: CME, CAE, Casa do Professor, Biblioteca do Professor, Biblioteca Pública Municipal, continuam lotados com servidores em desvio de função, tudo isso porque são aliados políticos de seus antecessores e porque parece que ganharam também a confiança do seu governo, pois estas pessoas são intocáveis! O ex-Secretário de Educação, agora réu em processo por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, está no ar condicionado da Biblioteca dos Professores, enquanto a maioria dos seus colegas professores de Educação Física está no sol quente nas escolas que não possuem quadra coberta! Por quê? Nós perguntamos isso todo dia na SEMED, mas todo mundo se nega a responder! Foi esse um presente por ter entregado a SEMED falida?!
Os últimos que saíram da SEMED foram todos lotados fora da SALA DE AULA, mas a SEMED só consegue voltar os seus olhos para os servidores em estágio probatório e para os servidores de apoio.
O SINTEPP defendeu as eleições SIMPLIFICADAS exatamente para evitar a ingerência política na LOTAÇÃO DE DIRETORES, mas o que aconteceu na prática foi que os vereadores mais uma vez foram decisivos no processo, pois quase todos os Diretores exonerados pela SEMED foram reconduzidos ao cargo. Tudo bem se os Diretores foram reconduzidos, pois já deixamos claro que a nomeação e/ou exoneração é uma prerrogativa do Gestor. Mas e quanto aos Diretores que não possuem padrinhos mágicos?! Acreditamos que o prefeito perdeu muito da sua credibilidade com essa postura, pois foi o próprio Prefeito que anunciou em auto e bom tom, no dia 22 de maio de 2013, que estava ENCERRADA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ, A ERA EM QUE DIRETOR SERIA NOMEADO POR INDICAÇÃO DE VEREADOR! Essa decisão só durou alguns dias, pois mais uma vez os Vereadores mostraram quem manda na Terra de Muro Baixo!
Os Diretores que perderam a função estão sendo enviado para escolas e, em alguns casos, estão substituindo Coordenadores e Orientadores que foram convocados no último concurso público. Isso também não está correto, pois a LDB é clara quanto a isso, estabelecendo que para ser lotado nas demais funções do Magistério, o servidor não precisa ter cumprido o ESTÁGIO PROBATÓRIO, para tanto basta ter pelo menos 03 (três) anos de experiência em regência de sala de aula... Isso também não está sendo observado pelo atual governo.
Vários servidores passaram mais de 05 (cinco) anos numa universidade para garantir uma melhor formação e para almejar melhores salários, tudo isso assegurado pelo nosso PCCR, mas que está sendo totalmente desrespeitado pelo Prefeito quando este vem se negando a assinar as portarias de mudança de padrão dos servidores. Esta talvez seja a gota d’água, pois está atingindo exatamente o nosso maior orgulho, nosso Plano de Carreira, conquistado com greve e atos públicos por toda a centenária Marabá. 
No dia 07/07/2013, vamos aprovar um ato público com a participação de todos os servidores que estão nesta situação, pois é vergonhoso para uma cidade do porte de Marabá, profissionais do magistério terem que se humilharem perante a justiça para garantir um direito assegurado!
Nossos servidores de apoio continuam sofrendo ataques da atual gestão! Horas extras, dobra turno e almoço nos feriados e finais de semana continua sendo negados a estes servidores! Temos certeza que a categoria estará preparada para luta Senhor Prefeito, caso Vossa Excelência não mude radicalmente de postura... Vereador tem que Legislar... Lugar de Vereador é na rua e no Legislativo fiscalizando o Governo e atendendo a sociedade! Chega de Vereador no Gabinete de Prefeito! Chega de Vereador correndo atrás de trator!

3 comentários:

Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida disse...

Quero parabenizar a direção do SINTEPP pela nota, mas gostaria de fazer uma ressalva. Não acho que só porque determinados servidores passaram pela secretaria de educação não podem ser lotados em detrminados departramentos como Casa do Professor Biblioteca do Professor, Fundescola, etc. Todos esses departamentos compõem a estrutura da SEMED e se as pessoas que lá estão lotados estiverem desempnhando bem o seu papel, não há porque ficarmos questionando esse ou aquele só porque um dia foi secretário ou secretária de educação ou porque assumiu cargo de confiança em qualquer outro governo. Acho que temos outros problemas a resolvermos. Abraços.

Anônimo disse...

parabéns!TUDO ISSO É VERDADE.

Michael Souza disse...

Professor Luiz gonzaga parabens pelo reconhecimento do trabalho sindical, pois , assim como voce acredito que está entidade é a unica que defende o trabalhador da educaçao em maraba falo isso de carteirinha sou recem concursado 2011 e de lá pra cá so tive ganhos na vida profissional.
Amigo acredito que pelo menos uma rotatividade seria importante o prefeito vive falando em austeridade na folha salarial e seria importante uma avaliaçao financeira dos profissionais lotados nao só nesses espaços mais na semed tambem independente de que cor e sua bandeira.
Mais uma colocaçao pessoal, fica parecendo que determinados professores tem um pavor de sala de aula querem se refugiar em todos os lugares menos voltar para sala de aula esquecendo que que a funçao principal do docente e com os alunos nas diversas forma de fazer acontecer o processo de ensino aprendizagem. Professor Luiz continue participando porque sua contribuiçao tem relevancia importantissima no debate democratico.