domingo, 17 de março de 2013

UNIDOS PRA LUTAR FEZ FORMAÇÃO COM SINDICALISTAS


PROFESSORA SILVIA LETÍCIA
COORDENADORA NACIONAL DA UNIDOS PRA LUTAR

Com a presença da professora doutoranda Silvia Letícia e do professor mestre André, A Unidos Pra Lutar realizou neste domingo (16), no auditório da UFPA, no turno da manhã, formação para várias servidores. No turno da tarde, o encontro aconteceu na Sede Campestre do Sintepp.
A Unidos Pra Lutar é uma associação que une hoje mais de 100 entidades sindicais em todo Brasil. Surgiu da tentativa de se criar uma nova Central Sindical no último Congresso da Classe Trabalhadora - CONCLAT, que aconteceu em São Paulo no ano de 2010, frente a fragmentação e risco de dispersão da esquerda classista e combativa de nosso país em enfrentar a política de ataques dos governos e patrões de retirar conquistas e direitos dos cidadãos.
Existem hoje várias centrais sindicais, mas todas elas estão de certa forma atreladas ao projeto de financiamento e favores dos governos, como é o caso da CUT - Central Única dos Trabalhadores, que possui um ministério no governo federal.
A Unidos Pra Lutar defende a total independência entre as entidades representativas dos trabalhadores e as instâncias governamentais. Vê portanto a necessidade deorganizar a luta trabalhista em face às medidas de austeridades dos governos que sempre sacrificam os trabalhadores para se fazer ajustes fiscais e financeiros, quer seja no setor público, quer seja no setor privado. 
A Unidos Pra Lutar acredita que para fazer frente a essa situação necessitamos de entidades sindicais combativas que com autonomia e independência do governo e dos patrões organizem pela base as lutas dos trabalhadores. Necessitamos de entidades sindicais onde a base possa decidir democraticamente em suas assembleias o rumo das lutas e mobilizações.
Essa formação foi importante e decisiva para a formação dos companheiros e companheiras que lá estiveram. Em breve estaremos divulgando o calendário de outros encontros como esse.

Nenhum comentário: